quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Ceia Do Senhor

I Coríntios 11:17-33

1). Teoria da Transubstanciação, da I.C.R
A Ceia leva à salvação.

2). Teoria da Consubstanciação (igrejas Luteranas, Episcopais)
A Ceia confere graça/bênção. 

3). Presença Mística (igrejas Presbiterianas, Metodistas, Reformadas, calvinistas, algumas Pentecostais)
Algumas bênçãos/graça são conferidas, as quais não podem ser alcançadas por outros meios.

4). Memorial (igrejas Batistas)
A Ceia do Senhor não é um sacramento; não confere graça; é um memorial onde os elementos da Ceia simplesmente representam ou simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A finalidade da Ceia do Senhor não é obter uma bênção espiritual para o participante através dos elementos, mas é um memorial dedicado ao Senhor, para a sua glória.


O Senhor quer que todos participem, ou seja, que examine-se, arrependa-se, confesse seus pecados, receba o perdão, receba a graça/bênção. Só então, participe da ceia, do memorial. (Isaías 53:3)

Ao participar do pão, o cristão testifica perante o mundo que é um com todos os filhos de Deus; ao participar do cálice, testifica que é um com todos os que foram purificados no precioso sangue de Jesus Cristo.

A Ceia do Senhor traz à nossa lembrança três momentos: o passado, o presente e o futuro.

Passado – O sacrifício de Jesus Cristo na cruz; morte vicária, morte substitutiva (João 3:16 e 15:13 / Lucas 23:33-48 / I Coríntios 11:24e26 / Mateus 26:28 e 20:28 / Lucas 19:10

Presente – I Coríntios 11:28 / Mateus 13:38 / João 4:35 e 10:16
Examine-se a si mesmo (sentido individual e pessoal).
O campo é o mundo, ou seja, também é uma preocupação com o outro; o homem perdido deve ser motivo de profunda preocupação do crente (sentido evangelístico, voltado para o próximo).
É mandamento (João 14:15); É fé (I Coríntios 11:28); é unidade da igreja (I Coríntios 1:16-17); é comunhão do crente com Cristo (I Coríntios 10: )

Futuro – Até que Ele venha (I Coríntios 11:26) anuncia, pela fé, a vinda do Senhor. A nossa salvação eterna se dará na volta do Senhor (João 14:3)




Administração da Ceia do Senhor

1). Ceia Livre – para todos batizados por imersão ou aspersão.

2). Ceia Ultra Livre – para todos que se denominam “cristãos” (evangélicos, católicos, etc, que sejam batizados ou não).

3). Ceia Fechada ou Ceia Ultra Restrita – somente para membros da igreja local, que se encontram em comunhão com a mesma (ou seja, nem todos os membros). A Ceia do Senhor é a base da disciplina eclesiástica.

4). Ceia Restrita – para membros da igreja e para cristãos batizados que estejam em comunhão com outra igreja da mesma fé e ordem, ou seja, membros da igreja local e membros de outras igrejas. (Igrejas Batistas / CBB).


Quem deve participar da Ceia do Senhor?

Na prática, a Ceia do Senhor tem sido ministrada à todo filho de Deus, batizado e que esteja em plena comunhão com sua igreja. (I Coríntios 5:11 e 13 / 6:9-10)

Quem "não" deve participar da Ceia do Senhor?

Aquele que vive em pecado e/ou vive desordenadamente; aquele que não está em comunhão com a igreja, que vive em desarmonia com a igreja; aquele que a palavra de Deus exclui do reino dos céus.

A Ceia do Senhor
implica em confissão dos pecados,
em consciência da vida espiritual
diante do Senhor.

A Ceia do Senhor é uma
constante confirmação da nossa fé.












2 comentários:

  1. Muito bom este estudo.Ajuda muito nas pesquisas sobre a Ceia do Senhor. Deus continue abençoando ricamente esta Igreja.
    Neilza Gonzaga
    Mn de Educação Religiosa da IBC de Teixeira de Freitas-BA

    ResponderExcluir
  2. Acho um contra senso. Sinceramente os episcopais
    , e presbiterianos é que deveriam considerar a ceia ultra-restrita, já que para os mesmos a Ceia é Sacramento e confere benção, ou algum tipo de benção espiritual, Agora se a Batista considera a Ceia apenas um memorial porque fazê-la de forma ultra-restrita? Digo isso não por todas, mas pelo fato de que em algumas Batistas ainda seguirem esse costume e eu conheço algumas, eu sou membro de uma.
    Abraços
    pastor-batalha@hotmail.com

    ResponderExcluir